terça-feira, 14 de setembro de 2010

COMENTÁRIO SEGUNDO ANTONIO NÓVOA

Segundo Antonio Nóvoa, vivemos um momento de grande discussão sobre a formação do professor, o que inclui a formação inicial, nas universidades, até a valorização dos profissionais mais experientes A formação de professores deve: assumir uma forte componente prática, centrada na aprendizagem dos alunos e no estudo de casos concretos, valorizar o trabalho em equipe e o exercício coletivo da profissão. Atentos á crescente demanda pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação em sala de aula.professor pesquisador e reflexivo? E, essas capacidades são inerentes à profissão do docente?
Nóvoa diz que paradigma do professor reflexivo, isto é, do professor que reflete sobre a sua prática, que pensa, que elabora em cima dessa prática é o paradigma hoje em dia dominante na área de formação de professores. Por vezes é um paradigma um pouco retórico e eu, um pouco também, em jeito de brincadeira, mais de uma vez já disse que o que me importa mais é saber como é que os professores refletiam antes que os universitários tivessem decidido que eles deveriam ser professores reflexivos. Identificar essas práticas de reflexão – que sempre existiram na profissão docente, é impossível alguém imaginar uma profissão docente em que essas práticas reflexivas não existissem – tentar identificá-las e construir as condições para que elas possam se desenvolver.

"O aprender se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente", diz Nóvoa

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